Fundos /FS - Foto Sousa

Retrato de grupo junto à Barragem Engenheiro Duarte Pacheco Comunhão Padres e alunos do Seminário Apostólico São João de Brito Padres e alunos do Seminário Apostólico São João de Brito Movimento Cruzada Comunhão Padre e alunos do Seminário Apostólico São João de Brito Padres e alunos do Seminário Apostólico São João de Brito Padres e alunos do Seminário Apostólico São João de Brito Casamento Casamento Casamento Casamento Casamento Casamento Convívio Convívio Convívio Casamento Casamento Casamento Casamento Casamento Casamento Casamento Casamento Casamento Casamento Casamento Casamento
Resultados 1 a 30 de 3741 Mostrar tudo

Zona de identificação

Código de referência

PT /AMVLC /FS

Título

Foto Sousa

Data(s)

  • 1911-2000 (Produção)

Nível de descrição

Fundos

Dimensão e suporte

124 351 negativos (112 caixas), 27 livros de registo, 4 álbuns

Zona do contexto

Nome do produtor

(1911-2000)

História administrativa

A Foto Sousa foi a primeira casa de fotografia a funcionar no concelho. Fundada em 1911, por Augusto Tavares de Sousa, inicialmente designou o estúdio por A. Tavares de Sousa - Fotógrafo. Provavelmente, em 1926 mudou de instalações e passou a denominá-lo por Foto Progresso, mantendo-se esta designação até 1933. Nesse ano modifica, novamente, o nome do estúdio - Foto Sousa - e transfere as suas instalações para o lugar de Moradal, freguesia de Vila Chã.
Para além de Augusto Tavares de Sousa, trabalharam nesta casa de fotografia os seus filhos Manuel Tavares de Sousa e Alberto Tavares de Sousa. O primeiro, após aprender a arte e ter percorrido alguns estúdios, optou por abrir um no concelho - Foto Central . O segundo, após a morte de seu pai, em 1943, adquiriu a parte que correspondia a seus irmãos e ficou proprietário do estúdio. Na década de 1990 o seu trabalho cingiu-se, praticamente, à produção de fotografias, feitas a partir de negativos que já possuía. Não obstante manteve a sua actividade até ao ano de 2000, ano em que faleceu.

O espólio da Foto Sousa é composto por cerca de 124.349 espécies fotográficas, equipamento fotográfico, álbuns e livros de registo.

História do arquivo

Após o encerramento da atividade da casa comercial Foto Sousa, a documentação foi adquirida pela Câmara Municipal de Vale de Cambra no dia 22 de setembro de 2004, e que, posteriormente foi deixada à guarda do Arquivo Municipal.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Documentação adquirida por compra a Anabela Albergaria Tavares Sousa, em 22 setembro de 2004.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O espólio fotográfico é constituído por material fotográfico, 27 livros de registo, 4 álbuns de fotografia e 112 caixas de madeira e cartão com diferentes espécies fotográficas.

Avaliação, selecção e eliminação

A documentação é de conservação permanente.

Ingressos adicionais

Sistema de organização

À data da aquisição, a documentação estava organizada cronologicamente e por tipo de suporte. Atualmente, é organizada por tipo de suporte, mantendo-se a ordem original.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

O manuseamento de materiais fotográficos originais (negativo, diapositivo ou prova em papel impressa a partir da matriz) não será permitido. A cedência de imagens pelo Arquivo Municipal efetuar-se-á por meios técnicos de reprodução das mesmas, nomeadamente através do processo de digitalização, de forma a salvaguardar os originais.

Condiçoes de reprodução

A reprodução de documentos é permitida, desde que não prejudique a sua conservação.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Contem álbuns e livros de registo em mau estado de conservação e negativos de vidro e de película com o suporte danificado e a emulsão degradada.

Instrumentos de descrição

Inventário, plano de classificação, tesauro

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados