Mostrar 3 resultados

Registo de autoridade

Foto Central

  • Entidade coletiva
  • 1936-1999

A Foto Central foi a segunda casa de fotografia a surgir em Vale de Cambra e pertenceu, igualmente, à família Sousa. O seu primeiro proprietário, Manuel Tavares de Sousa, era o filho mais velho de Augusto Tavares de Sousa. Em 1936 abre o seu estúdio na Quinta de Salomão e, em 1938, transferiu-o para a Av. Infante D. Henrique. Exerceu a actividade até 1971, passando o testemunho à sua filha, Maria Isabel de Oliveira Tavares de Freire, que o vinha acompanhando desde tenra idade.

Maria Isabel de Oliveira Tavares Freire foi proprietária até ao seu encerramento - 1999. Entre 1987 e 1988 mudou as instalações para a Av. Vale do Caima e abriu uma galeria de arte, como um complemento ao seu estúdio. Em 1988 encerra a galeria e transfere-se, novamente, para a Av. Infante D. Henrique. O espólio da Foto Central é composto por cerca de 261.612 espécies fotográficas e equipamento fotográfico.

Foto Sousa

  • Entidade coletiva
  • 1911-2000

A Foto Sousa foi a primeira casa de fotografia a funcionar no concelho. Fundada em 1911, por Augusto Tavares de Sousa, inicialmente designou o estúdio por A. Tavares de Sousa - Fotógrafo. Provavelmente, em 1926 mudou de instalações e passou a denominá-lo por Foto Progresso, mantendo-se esta designação até 1933. Nesse ano modifica, novamente, o nome do estúdio - Foto Sousa - e transfere as suas instalações para o lugar de Moradal, freguesia de Vila Chã.
Para além de Augusto Tavares de Sousa, trabalharam nesta casa de fotografia os seus filhos Manuel Tavares de Sousa e Alberto Tavares de Sousa. O primeiro, após aprender a arte e ter percorrido alguns estúdios, optou por abrir um no concelho - Foto Central . O segundo, após a morte de seu pai, em 1943, adquiriu a parte que correspondia a seus irmãos e ficou proprietário do estúdio. Na década de 1990 o seu trabalho cingiu-se, praticamente, à produção de fotografias, feitas a partir de negativos que já possuía. Não obstante manteve a sua actividade até ao ano de 2000, ano em que faleceu.

O espólio da Foto Sousa é composto por cerca de 124.349 espécies fotográficas, equipamento fotográfico, álbuns e livros de registo.