Fundos /FC - Foto Central

Zona de identificação

Código de referência

PT /AMVLC /FC

Título

Foto Central

Data(s)

  • 1936-1999 (Produção)

Nível de descrição

Fundos

Dimensão e suporte

262 609 negativos

Zona do contexto

Nome do produtor

(1936-1999)

História administrativa

A Foto Central foi a segunda casa de fotografia a surgir em Vale de Cambra e pertenceu, igualmente, à família Sousa. O seu primeiro proprietário, Manuel Tavares de Sousa, era o filho mais velho de Augusto Tavares de Sousa. Em 1936 abre o seu estúdio na Quinta de Salomão e, em 1938, transferiu-o para a Av. Infante D. Henrique. Exerceu a actividade até 1971, passando o testemunho à sua filha, Maria Isabel de Oliveira Tavares de Freire, que o vinha acompanhando desde tenra idade.

Maria Isabel de Oliveira Tavares Freire foi proprietária até ao seu encerramento - 1999. Entre 1987 e 1988 mudou as instalações para a Av. Vale do Caima e abriu uma galeria de arte, como um complemento ao seu estúdio. Em 1988 encerra a galeria e transfere-se, novamente, para a Av. Infante D. Henrique. O espólio da Foto Central é composto por cerca de 261.612 espécies fotográficas e equipamento fotográfico.

História do arquivo

Após o encerramento da atividade da Casa de fotografia Foto Central, a documentação foi adquirida pela Câmara Municipal de Vale de Cambra no dia 17 de março de 1999, e que, posteriormente foi deixada à guarda do Arquivo Municipal.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Documentação adquirida por compra a Maria Isabel de Oliveira Tavares de Sousa Freire, em 17 março de 1999.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O espólio fotográfico é constituído por equipamento fotográfico e caixas de madeira e cartão com diferentes espécies fotográficas.

Avaliação, seleção e eliminação

A documentação é de conservação permanente.

Incorporações

Sistema de arranjo

À data da aquisição, a documentação estava organizada cronologicamente e por tipo de suporte. Atualmente, é organizada por tipo de suporte, mantendo-se a ordem original.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

O manuseamento de materiais fotográficos originais (negativo, diapositivo ou prova em papel impressa a partir da matriz) não será permitido. A cedência de imagens pelo Arquivo Municipal efetuar-se-á por meios técnicos de reprodução das mesmas, nomeadamente através do processo de digitalização, de forma a salvaguardar os originais.

Condiçoes de reprodução

A reprodução de documentos é permitida, desde que não prejudique a sua conservação.

Idioma do material

  • português

Sistema de escrita do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Contêm negativos de película e de vidro com o suporte danificado e emulsão degradada.

    Instrumentos de descrição

    Inventário, plano de classificação, tesauro

    Zona de documentação associada

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Zona das notas

    Identificador(es) alternativo(s)

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso - Assuntos

    Pontos de acesso - Locais

    Pontos de acesso - Nomes

    Pontos de acesso de género

    Zona do controlo da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da instituição

    Regras ou convenções utilizadas

    Estatuto

    Nível de detalhe

    Datas de criação, revisão, eliminação

    Línguas e escritas

      Script(s)

        Fontes

        Área de ingresso