Fundos /FS - Foto Sousa

Zona de identificação

Código de referência

PT /AMVLC /FS

Título

Foto Sousa

Data(s)

  • 1911-2000 (Produção)

Nível de descrição

Fundos

Dimensão e suporte

124 351 negativos (112 caixas), 27 livros de registo de clientes, 4 álbuns de fotografias.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1911-2000)

História administrativa

A Foto Sousa foi a primeira casa de fotografia a funcionar no concelho. Fundada em 1911, por Augusto Tavares de Sousa, inicialmente designou o estúdio por A. Tavares de Sousa - Fotógrafo. Provavelmente, em 1926 mudou de instalações e passou a denominá-lo por Foto Progresso, mantendo-se esta designação até 1933. Nesse ano modifica, novamente, o nome do estúdio - Foto Sousa - e transfere as suas instalações para o lugar de Moradal, freguesia de Vila Chã.
Para além de Augusto Tavares de Sousa, trabalharam nesta casa de fotografia os seus filhos Manuel Tavares de Sousa e Alberto Tavares de Sousa. O primeiro, após aprender a arte e ter percorrido alguns estúdios, optou por abrir um no concelho - Foto Central . O segundo, após a morte de seu pai, em 1943, adquiriu a parte que correspondia a seus irmãos e ficou proprietário do estúdio. Na década de 1990 o seu trabalho cingiu-se, praticamente, à produção de fotografias, feitas a partir de negativos que já possuía. Não obstante manteve a sua actividade até ao ano de 2000, ano em que faleceu.

O espólio da Foto Sousa é composto por cerca de 124.349 espécies fotográficas, equipamento fotográfico, álbuns e livros de registo.

História do arquivo

Após o encerramento da atividade da casa comercial Foto Sousa, a documentação foi adquirida pela Câmara Municipal de Vale de Cambra no dia 22 de setembro de 2004, e, posteriormente, ficou à guarda do Arquivo Municipal.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Documentação adquirida por compra a Anabela Albergaria Tavares Sousa, em 22 setembro de 2004.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O espólio fotográfico é constituído por equipamento fotográfico, 27 livros de registo de clientes, 4 álbuns de fotografias e 112 caixas de madeira e cartão com diferentes espécies fotográficas.

Avaliação, seleção e eliminação

A documentação é de conservação permanente.

Incorporações

Sistema de arranjo

À data da aquisição, a documentação estava organizada cronologicamente e por tipo de suporte. Atualmente, é organizada por tipo de suporte, mantendo-se a ordem original.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

O manuseamento de materiais fotográficos originais (negativo, diapositivo ou prova em papel impressa a partir da matriz) não será permitido. A cedência de imagens pelo Arquivo Municipal efetuar-se-á por meios técnicos de reprodução das mesmas, nomeadamente através do processo de digitalização, de forma a salvaguardar os originais.

Condiçoes de reprodução

A reprodução de documentos é permitida, desde que não prejudique a sua conservação.

Idioma do material

  • português

Sistema de escrita do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Contem negativos de vidro e de película com o suporte danificado e a emulsão degradada.

    Instrumentos de descrição

    Inventário, plano de classificação, tesauro

    Zona de documentação associada

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Zona das notas

    Identificador(es) alternativo(s)

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso - Assuntos

    Pontos de acesso - Locais

    Pontos de acesso - Nomes

    Pontos de acesso de género

    Zona do controlo da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da instituição

    Regras ou convenções utilizadas

    Estatuto

    Nível de detalhe

    Datas de criação, revisão, eliminação

    Línguas e escritas

      Script(s)

        Fontes

        Área de ingresso