Zona de identificação
Código de referência
PT /AMVLC /FS
Título
Data(s)
- 1911-2000 (Produção)
Nível de descrição
Fundos
Dimensão e suporte
124 351 negativos (112 caixas), 27 livros de registo de clientes, 4 álbuns de fotografias.
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
A Foto Sousa foi a primeira casa de fotografia a funcionar no concelho. Fundada em 1911, por Augusto Tavares de Sousa, inicialmente designou o estúdio por A. Tavares de Sousa - Fotógrafo. Provavelmente, em 1926 mudou de instalações e passou a denominá-lo por Foto Progresso, mantendo-se esta designação até 1933. Nesse ano modifica, novamente, o nome do estúdio - Foto Sousa - e transfere as suas instalações para o lugar de Moradal, freguesia de Vila Chã.
Para além de Augusto Tavares de Sousa, trabalharam nesta casa de fotografia os seus filhos Manuel Tavares de Sousa e Alberto Tavares de Sousa. O primeiro, após aprender a arte e ter percorrido alguns estúdios, optou por abrir um no concelho - Foto Central . O segundo, após a morte de seu pai, em 1943, adquiriu a parte que correspondia a seus irmãos e ficou proprietário do estúdio. Na década de 1990 o seu trabalho cingiu-se, praticamente, à produção de fotografias, feitas a partir de negativos que já possuía. Não obstante manteve a sua actividade até ao ano de 2000, ano em que faleceu.
O espólio da Foto Sousa é composto por cerca de 124.349 espécies fotográficas, equipamento fotográfico, álbuns e livros de registo.
Entidade detentora
História do arquivo
Após o encerramento da atividade da casa comercial Foto Sousa, a documentação foi adquirida pela Câmara Municipal de Vale de Cambra no dia 22 de setembro de 2004, e, posteriormente, ficou à guarda do Arquivo Municipal.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Documentação adquirida por compra a Anabela Albergaria Tavares Sousa, em 22 setembro de 2004.
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O espólio fotográfico é constituído por equipamento fotográfico, 27 livros de registo de clientes, 4 álbuns de fotografias e 112 caixas de madeira e cartão com diferentes espécies fotográficas.
Avaliação, selecção e eliminação
A documentação é de conservação permanente.
Ingressos adicionais
Sistema de organização
À data da aquisição, a documentação estava organizada cronologicamente e por tipo de suporte. Atualmente, é organizada por tipo de suporte, mantendo-se a ordem original.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
O manuseamento de materiais fotográficos originais (negativo, diapositivo ou prova em papel impressa a partir da matriz) não será permitido. A cedência de imagens pelo Arquivo Municipal efetuar-se-á por meios técnicos de reprodução das mesmas, nomeadamente através do processo de digitalização, de forma a salvaguardar os originais.
Condiçoes de reprodução
A reprodução de documentos é permitida, desde que não prejudique a sua conservação.
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Contem negativos de vidro e de película com o suporte danificado e a emulsão degradada.
Instrumentos de descrição
Inventário, plano de classificação, tesauro